Google+ Olá, tudo bem!!! Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por comentários feitos na internet - Rabiscos de Deus - Romance de Aluisio Nogueira

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Olá, tudo bem!!! Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por comentários feitos na internet

 

O carismático jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por "ofender" o jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, com a expressão "negro de alma branca".



A pena, por crime de "injúria preconceituosa", foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, e substituída por pena restritiva de direito a ser ainda definida.



Como Amorim completou 70 anos em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses, "diante da atenuante de senilidade" prevista em lei.
Em 2009, o apresentador, que mantém um blog na internet, publicou um texto
com críticas a Heraldo Pereira. Nele, disse que o jornalista era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde". Veja e entenda o caso em matéria logo abaixo:
Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações de Amorim "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira.

A advogada Maria Elizabeth Queijo, que representa Amorim, disse que vai recorrer. "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas."

No ano passado, Amorim teve que se retratar publicamente, em anúncios de jornais, por causa das declarações sobre Heraldo Pereira.

 

Fonte: Folha de S, Paulo
Veja mais:



Opinião: Vejo com muita preocupação a forma com que o governo e a justiça interpretam as coisas nesse país. 

Com os argumentos "politicamente corretos" é possível prender (tirar de circulação) todos que desagradam por suas opiniões indesejadas. 
É preciso avaliar melhor as coisas! Me "cheira" oportunismo! Uma retração seria o suficiente!

Em Fevereiro de 2012 Paulo Henrique Amorim foi acusado de fazer declaração ofensiva

O jornalista Paulo Henrique Amorim se comprometeu a depositar uma doação a uma instituição de caridade no valor de R$ 30 mil e se retratar publicamente por uma publicação considerada racista em seu blog Conversa Afiada. A ação movida pelo também jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, questionava a análise feita por Amorim, na qual chamava o colega de profissão de “negro de alma branca” e insinuava que Heraldo fosse empregado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A decisão é fruto de um acordo firmado entre os dois jornalistas em audiência realizada no dia 15 de fevereiro.

A sentença, proferida pelo juiz Daniel Felipe Machado, homologou que Amorim deverá “publicar nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, nos cadernos de política, economia ou variedades”, no prazo de 20 dias, um texto com o título “Retratação de Paulo Henrique Amorim Concernente à Ação 010.01.1.043464-9″.

Nos jornais, Amorim terá que assinar um texto dizendo “que reconhece Heraldo Pereira como jornalista de mérito e ético; que Heraldo Pereira nunca foi empregado de Gilmar Mendes; que apesar de convidado pelo Supremo Tribunal Federal, Heraldo Pereira não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça; que, como repórter, Heraldo Pereira não é e nunca foi submisso a quaisquer autoridades; que o jornalista Heraldo Pereira não faz bico na Globo, mas é empregado de destaque da Rede Globo; que a expressão ‘negro de alma branca’ foi dita num momento de infelicidade, do qual se retrata, e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira ou atingir a conotação de ‘racismo’”.


Ficou acordado que, após a retratação pública, Paulo Henrique Amorim terá que efetuar uma doação no valor de R$ 30 mil, divididos em 6 parcelas iguais. A primeira parcela deverá ser paga no dia 15 de março a uma instituição de caridade indicada por Heraldo. Amorim também se comprometeu a retirar o texto de seu blog.




Trailer - Rabiscos de Deus

Ação, Aventura, Suspense

Notícia do dia: 
Manifestantes são detidos na madrugada desta sexta-feira (5) na praia do Leblon, Rio de Janeiro, após repressão policial ao protesto realizado diante do apartamento do governador Sergio Cabral, na rua rua Aristides Espínola. Cerca de 300 pessoas se reuniam no local quando na noite desta quarta a iluminação pública foi apagada e PMs usaram bombas, balas de borracha e spray de pimenta contra os manifestantes, que reagiram com morteiros. Segundo os policiais, um dos manifestantes jogou uma pedra contra o cordão de isolamento, o que teria motivado a reação.

Atualização da notícia:

Paulo Henrique Amorim esclarece, em seu blog, que foi absolvido pela justiça

Ele não será preso!

Paulo Henrique Amorim do Site: Conversa Afiada
O jornalista Paulo Henrique Amorim, da Record, havia sido condenado a um ano e oito meses de prisão por “injúria preconceituosa” contra jornalista Heraldo Pereira, da Globo. Mas toda essa polêmica acabou após Paulo ter afirmado em seu blog pessoal que não será preso, e já foi absolvido pela justiça.

Em nota publicada no blog, o jornalista desabafa sobre a acusação e fala sobre a decisão da justiça.

Confira a nota:

“A propósito de informações parciais e que refletem o desejo incontido de calar o ansioso blogueiro, a excelente advogada Maria Elizabeth Queijo informa importante decisão da Justiça de Brasília:

“PHA foi absolvido, em primeiro e segundo graus, pelo crime de racismo.
Quanto à alegada injúria racial, a decisão no Tribunal não foi unânime e a matéria será rediscutida no próprio Tribunal, com o objetivo de ver reconhecida a liberdade de expressão, assegurada na Constituição.”

Colunista da Veja faz crônica sobre o assunto: Veja aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros - Divulgadores - Blogs Femininos

Os melhores links FEMININOS Colmeia: O melhor dos blogs Tedioso: Os melhores links Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui! Seus links em um só lugar! Fake - O agregador de links mais Original da Net EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você LinkLog Linka Blog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Permissões

Você está autorizado a reproduzir e divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor e a fonte, inclusive o nosso blog, sem alterar o conteúdo da matéria original e não utilizar para fins comerciais.

Importante

As opiniões e noticiais aqui divulgadas não refletem necessariamente nossa opinião. Por essa razão, as matérias polêmicas acompanham nossa opinião ao final da matéria. Nós divulgamos as notícias de forma imparcial, com o objetivo de que o leitor tire suas conclusões, porém, deixamos clara nossa posição pelo Genuíno Evangelho de Cristo.

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Seguir

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Recomendamos