Google+ Matéria aponta para Sorocaba como exemplo de Investimentos no Comércio e Crescimento dos Shoppings no Interior Paulista - Rabiscos de Deus - Romance de Aluisio Nogueira

domingo, 9 de junho de 2013

Matéria aponta para Sorocaba como exemplo de Investimentos no Comércio e Crescimento dos Shoppings no Interior Paulista

Com financiamento farto, interior tem bolha de shoppingsFoto:Victor Moriyama/Folhapress 

Reportagem de Clara Roman da Folha de São paulo, publicada no Portal UOL aponta para o crescimento dos Investimentos em Shoppings no Interior

A matéria tem um tom que beira o pessimismo e soa como ranço em relação ao interior, pode ser também um excesso de realismo, porém, é difícil crer que investidores e empreendedores de Shoppings pequem na avaliação dos riscos.

A Matéria identifica o fenômeno como resultado do "dinheiro fácil" dos financiamentos, o que pode ter inflado o número de shopping centers no interior do país, aumentando o risco. Cita dados  da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), que aponta um recorde de inaugurações de shoppings em 2013, com novos centros em 41 cidades.

Em 2014, serão mais 32. Até o fim do ano, cerca de 51% dos shoppings em operação no país estarão em cidades do interior.

Faz comentários sobre consultores que teriam detectado um excesso de empreendimentos e novatos no negócio, atraídos pela facilidade de se conseguir financiamento, e dia que pode comprometer a qualidade dos centros comerciais. 

Veja os comentários feitos pela reportagem::

Com vários IPOS (abertura de capital na Bolsa) na última década, a disseminação dos fundos imobiliários e a entrada de capital estrangeiro, várias empresas aumentaram o número de projetos e assumiram riscos maiores.


Além disso, entre 2010 e 2012, o BNDES aumentou 148% os desembolsos para o setor, chegando a R$ 859 milhões no último ano.

"Muitos dos projetos de shopping centers não terão condições de se realizar com o patamar de qualidade que os investidores estão imaginando", afirma João da Rocha Lima Jr., professor de mercado imobiliário da Poli (Escola Politécnica da USP) e dono da consultoria Unitas.

"Está havendo muita indisciplina, muita fantasia. Tem muita gente falando de shopping center sem entender como faz e, lamentavelmente, tem capital estrangeiro envolvido nisso."


A foto, nessa reportagem é do corredor de shopping em Sorocaba (SP), cidade que possui quatro shoppings e deve ter mais dois inaugurados em breve

A MATÉRIA TENTA JUSTIFICAR AS AFIRMAÇÕES APONTANDO PARA UM DADO TÉCNICO, E NOVAMENTE AFIRMA QUE OS INVESTIMENTOS ESTÃO "ALÉM DA CONTA":

A conta aproximada, utilizada por especialistas, é que uma cidade de 150 mil habitantes comportaria um shopping médio.

Mas há casos como Sorocaba (SP), cidade de 586 mil habitantes, com quatro shoppings e com inauguração prevista para mais dois. Nessa conta, a cidade deveria ter 900 mil habitantes.

OPINIÃO: O tom novamente negativo e alarmista das afirmações denotam a falta de conhecimento sobre a região utilizada como exemplo, no caso a cidade de Sorocaba que é apontada como centro com população de 586 mil habitantes. O que não é observado na reportagem, e considero uma falta grave, é que Sorocaba não é uma cidade isolada, mas sim um cidade que é o centro que integra uma região com população muito superior a um milhão de habitantes, ou seja, Sorocaba não é só Sorocaba, mas dezenas de cidades no entorno, cidades que não comportam um Shopping, mas que se utilizam de Sorocaba como região central, como é o caso das cidades de Alumínio, São Roque, Araçoiaba da Serra, Mairinque, Votorantim, Piedade, e dezenas de outras cidades menores que circundam a região.

A Reportagem continua e conclui com o mesmo tom negativo e alarmista sem considerar nenhum dos fatores positivos de investimento no Interior. Não houve citação de fatores positivos em nenhum momento, as qualidades do interior e o fato da riqueza do interior ter superado a Capital sequer foi mencionada, o que é estranho, pois uma reportagem deve apontar os vários lados da questão, portanto, a sensação de quem lê a matéria é de estranheza e pode levar a conclusões equivocadas, no meu entendimento.

Preste atenção na afirmação negativa e taxativa:
Segundo Márcia Sola, diretora do braço do Ibope dedicado às pesquisas de viabilidade de shoppings, muitos clientes se arriscam e mantém projetos mesmo quando o instituto aponta que há grande chance do empreendimento falhar.

E conclui:
Uma das consequências é que as grandes lojas optam por se instalar em apenas alguns shoppings.

Marcos Tadeu Marques, gerente de expansão da Riachuelo, explica de forma coerente o fenômeno e esclarece que os critérios das lojas são parecidos, o que faz que haja uma convergência para alguns centros, condenando os preteridos. "Não vi nenhum shopping sucumbir. Não deu tempo. Mas eles estão mais dispostos ao risco", afirma.

Tire você mesmo as suas conclusões e analise que essa matéria não citou outro exemplo do interior, senão a cidade de Sorocaba. Considero que tal analise foi feito com pouco critério e não deve ser tratada como referência, mas apenas como uma opinião, no meu ponto de vista em relação a Sorocaba, uma opinião dada de forma alheia, sem conhecimento suficiente da região e de seu potencial, dado que o crescimento da região de Sorocaba é muito superior ao que se verifica no país todo. A verdade é uma só, quando se trata de dinheiro, ninguém é bobo, não concorda?

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