Google+ Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e terá um Inimigo! - Rabiscos de Deus - Romance de Aluisio Nogueira

terça-feira, 26 de março de 2013

Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e terá um Inimigo!


Foto
O título acima é incrivelmente verdadeiro e infelizmente está encrustado na cultura brasileira.

No Brasil criticar alguém é ser contra!



Me recinto disso! Considero-me vítima dessa cultura infeliz e doentia!



Foto
Tenho poucos amigos pelo fato de ser alguém sincero, porém, meus amigos gostam de mim apesar de nem sempre concordar com minhas opiniões, o que não representa qualquer problema. Seria muito ruim que todos pensassem exatamente igual, pior ainda é imaginar que só serão meus amigos os que comigo concordarem... Que absurdo!

Graças a Deus meus amigos tem opinião própria, nem sempre o mesmo ponto de vista que o meu, porém, mantenho amizades a mais de 40 anos com pessoas que pensam diferente de mim, ou vice-versa.

Entre minhas frases como escritor tenho duas que cabem aqui, a primeira é a seguinte:

"Grupo de pessoas que pensam igual = Quadrilha. Grupo de pessoas que pensam diferente = Equipe"

Foto
Outra frase pertinente que tenho é essa:

"Se concordar 100% com alguém certamente não é seu amigo e sim seu COMPARSA"  

e mais:

"Cresço todos os dias com pessoas que pensam diferente de mim, mas com os que pensam exatamente como eu, apenas permaneço no mesmo lugar"

Enfim, essas frases se complementam, exprimem o mesmo sentimento, o de que precisamos aprender a conviver com a democracia, com as diferenças. Saber respeitar diferenças de ponto de vista
não significa concordar ou desistir de suas convicções, pelo contrário! Eu amo meus filhos e meus amigos e mesmo assim temos pontos de vista diferentes sobre determinados assuntos, porém, convergimos na maioria das questões, isso define a maior ou menor afinidade que podemos ter com alguém, porém, sempre haverá diferenças,é normal, é sadio!

Impôr a condição de concordar 100% com alguém para ser considerado amigo, irmão ou companheiro é uma visão AUTORITÁRIA, absurda e muito, muito comum entre os brasileiros e brasileiras.

Sou cristão convicto e prego a Palavra de Deus a muitos anos, porém, já recebi comentários de alguns leitores que se dizem irmãos, porém, me atacam porque eu dei meu ponto de vista sobre determinado assunto ou sobre determinado líder contrária à sua posição.

Eu falava pontualmente, disse ao tal líder que não concordava com sua postura ao chamar um amigo meu de "Demente e bocó" publicamente. O Tal líder ainda voltou e enfatizou sua posição contrária ao amado irmão que discordou de sua posição.

Ora, afinal que democracia é essa?

FotoPrecisamos saber conviver com o contraditório, todo Cristão precisa saber CONVIVER. Regras básicas de convivência.

Eu fui e sou contra essa atitude do pastor, porém, não contra o Pastor ou seu ministério, ou sua liderança. Pelo contrário! Por respeitá-la é que pedi a ele para rever sua posição!

Não somos um bando de alienados, burros conduzidos por cabresto! Somos livres em Cristo, podemos concordar e discordar de quem amamos, sem com isso nos tornarmos inimigos.

Fui bloqueado pelo amado pastor, criticado por vários de seus seguidores, que cobram dos gays a democracia que eles próprios não conseguem exercer.

Volto a dizer, eu amo o irmão a quem reprovei seu gesto e continuo reprovando, até porque até onde sei ele não reconhece seu erro, o que a meu ver é ridículo! Entretanto, isso não me faz inimigo do pastor, que na maioria das vezes age corretamente, mas pode cometer erros e ser corrigido por alguém mais velho que ele, como é o meu caso, por exemplo!

Foto




Não podemos, como Cristãos, agir de forma intolerante ou transformar os líderes em ídolos, como acontece com os evangélicos no Brasil.

Todos estamos sujeitos a errar e nossa orientação é de humildade e arrependimento, uma ótima oportunidade de demonstração de atitude cristã ou não? O que temos aqui? Crentes arrogantes, sem capacidade de perdão e cheios de si mesmos?

O evangelho não mudou, mas os evangélicos estão mudando e muito, pelo menos é o que verifico nesses últimos 30 anos que vivo com o meu Senhor Jesus. Ele não mudou, mas os crentes precisam voltar ao primeiro amor, a humildade e simplicidade do evangelho. 

Arrogância não combina com o Evangelho Genuíno de Cristo!

Aceito todas as suas críticas em amor, certo que minhas convicções estão centradas no amor de Jesus.

Deus o abençoe e ministre Seu amor em Ti.

Aluisio Nogueira
escritor e romancista

Um comentário:

  1. Sábias palavras, sou uma das pessoas que se encaixa no texto acima.
    Tenho poucos amigos mas os poucos que tenho adoram estar em minha cia e quando não estão fisicamente tendem a estar conectados por mensagens, o fato de ser sempre espontâneo, honesto e sincero com todos me abre muitas portas todos os dias.
    Pessoas cultas de intelecto evoluído tendem a querer pessoas do mesmo estilo. Justamente por serem a minoria na sociedade hoje em dia.
    Ser bem claro e direto nas coisas que pensa e faz o torna especial.
    Critique um sábio e ele será teu amigo, critique um ignorante e terá um Inimigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros - Divulgadores - Blogs Femininos

Os melhores links FEMININOS Colmeia: O melhor dos blogs Tedioso: Os melhores links Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui! Seus links em um só lugar! Fake - O agregador de links mais Original da Net EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você LinkLog Linka Blog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Permissões

Você está autorizado a reproduzir e divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor e a fonte, inclusive o nosso blog, sem alterar o conteúdo da matéria original e não utilizar para fins comerciais.

Importante

As opiniões e noticiais aqui divulgadas não refletem necessariamente nossa opinião. Por essa razão, as matérias polêmicas acompanham nossa opinião ao final da matéria. Nós divulgamos as notícias de forma imparcial, com o objetivo de que o leitor tire suas conclusões, porém, deixamos clara nossa posição pelo Genuíno Evangelho de Cristo.

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Seguir

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Recomendamos