Google+ Trajetória de Tom Jobim é revista com olhar afetivo-Crítica Cinema - Rabiscos de Deus - Romance de Aluisio Nogueira

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Trajetória de Tom Jobim é revista com olhar afetivo-Crítica Cinema

ALTERNATIVA NO FERIADÃO EM SÃO PAULO?



CINEMA A LUZ DO TOM
DIREÇÃO Nelson Pereira dos Santos
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Cultura, Itaú Augusta e Pompeia
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo

FotoUm olhar afetivo sobre as criações de Tom Jobim (1927-1994). Esta foi a opção escolhida pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, 84, para "A Luz do Tom", seu segundo filme sobre o compositor.



No primeiro, "A Música Segundo Tom Jobim" (2012), visto por mais de 70 mil pessoas no cinema, ele havia feito um grande compêndio audiovisual de interpretações de Jobim, um mega clipe.



Neste, com roteiro escrito por ele e pela cantora Miúcha (que gravou com
Jobim), o cineasta optou pela narrativa.


A história é contada por três mulheres importantes na vida do músico. Começa com a irmã Helena e depois segue com Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim, primeira e última companheiras do pianista, respectivamente.

No filme, os depoimentos são intercalados por cenas de natureza, da qual Jobim era notório defensor. As imagens foram captadas no Jardim Botânico, no Rio, no jardim do Brejal, na região serrana do Estado, e em Florianópolis.

"A opção por Florianópolis foi para encontrar uma paisagem litorânea sem prédios, que lembrasse a dos tempos da juventude do Tom", diz Nelson.

"Agora, deixa descansar um pouco o Jobim. Ainda falta uma ficção sobre ele, alguém poderia fazer", diz o diretor, que foi apresentado ao músico nos anos 1970 pelo cineasta Cacá Diegues.

O "descanso" dado a Jobim tem justificativa. No momento, Nelson começa a trabalhar em um longa de ficção sobre D. Pedro 2º, ainda em fase de captação de recursos.

VER MAIS:

Crítica: Filme contempla suavidade e harmonia típicas de Jobim

Em "A Luz do Tom" é como se a câmera não mostrasse a paisagem, mas procurasse tocá-la suavemente. É a maneira que Nelson Pereira dos Santos encontrou para estar em acordo com a música, a personalidade e as paixões de Antonio Carlos Jobim.

Na verdade, a paixão primeira, parece ser pelo Rio. Trata-se de um Rio bem específico: não a cidade e seus problemas, mas a natureza: mar, árvores... E o voo do urubu.

No filme, a natureza e as mulheres compõem a biografia, ou antes: a sequência de sentimentos e ideias que acompanharam Jobim.

Somos aqui chamados a conviver não propriamente com o compositor, mas com aquele que desafia sua segunda mulher, Ana, a fotografar o voo de um urubu.

Boa parte da maneira como Jobim via o mundo está nesse desafio: dessa ave em que costumamos enxergar apenas o mau agouro, o que Jobim retinha era a beleza elegante e suave do voo.

Como a suavidade era a marca de Jobim, esse também é o tom das narradoras. Quem leva quem? É de suas palavras que passamos às músicas? Ou é das imagens que passamos às palavras? A imagem não acompanha a música, assim como as mulheres não acompanham o homem: tudo tende à contemplação e à harmonia.

Que essa harmonia seja uma construção, não importa: essa é a fatia de mundo que tomou para si, que amou e sobre a qual construiu também sua existência. Aqui o grande mestre do cinema foi fiel ao gênio de Jobim: nunca estamos a 40 graus. Um encontro admirável. (inácio araujo)

LUCAS NOBILE
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO-UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros - Divulgadores - Blogs Femininos

Os melhores links FEMININOS Colmeia: O melhor dos blogs Tedioso: Os melhores links Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui! Seus links em um só lugar! Fake - O agregador de links mais Original da Net EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você LinkLog Linka Blog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Permissões

Você está autorizado a reproduzir e divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor e a fonte, inclusive o nosso blog, sem alterar o conteúdo da matéria original e não utilizar para fins comerciais.

Importante

As opiniões e noticiais aqui divulgadas não refletem necessariamente nossa opinião. Por essa razão, as matérias polêmicas acompanham nossa opinião ao final da matéria. Nós divulgamos as notícias de forma imparcial, com o objetivo de que o leitor tire suas conclusões, porém, deixamos clara nossa posição pelo Genuíno Evangelho de Cristo.

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Seguir

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Recomendamos