Google+ Dez dias após a renúncia do papa Bento XVI, no próximo dia 28, começam as conversas prévias para a escolha do sucessor. - Rabiscos de Deus - Romance de Aluisio Nogueira

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dez dias após a renúncia do papa Bento XVI, no próximo dia 28, começam as conversas prévias para a escolha do sucessor.

FotoEspecialistas em temas da Igreja Católica Apostólica Romana apontam pelo menos 12 candidatos. Na relação estão três latino-americanos, além de um brasileiro, dois africanos, dois italianos, dois norte-americanos, um canadense e um filipino.

O conclave, o conselho que reúne os 117 cardeais aptos a votar, vai se reunir em março. A data pode ser antecipada, mas inicialmente está prevista para o período de 15 a 20 de março. A votação segue um rito que inclui o isolamento dos eleitores e que estabelece que a definição só ocorra com o apoio de dois terços dos votos. Do contrário, busca-se o consenso.

A eleição do papa é cercada por mistérios. O padre jesuíta Luís Corrêa Lima, professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e o professor de direito canônico Paulo Bosco, da Universidade Católica de Brasília (UCB), ressaltaram à Agência Brasil que é impossível prever o resultado da eleição para a escolha do sucessor de Bento XVI.

Corrêa Lima disse, no entanto, que o crescimento da Igreja Católica Apostólica Romana fora da Europa permite que a escolha do sucessor do papa ocorra também em outros continentes, além do europeu.

“Tudo é possível”, ressaltou. O sucessor de Bento XVI tem de ser uma figura de diálogo, de energia e com capacidade para agregar, ressaltam Corrêa Lima e Bosco.

A seguir, os nomes dos cardeais apontados como mais prováveis à sucessão do papa Bento XVI:

Peter Turkson, 64 anos (ganense) – Chefe da Comissão de Justiça e Paz do Vaticano

Laurent Monsengwo Pasinya, 74 anos (congolês) – Arcebispo de Kinshasa, no Congo

Grianfanco Ravasi, 70 anos (italiano) – Presidente do Conselho da Pontifícia de Cultura

Angelo Scola, 71 anos (italiano) – Arcebispo de Milão, na Itália. É defensor do diálogo entre muçulmanos e católicos

Dario Castrillón Hoyos, 83 anos (colombiano) – Presidente emérito da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei e prefeito da Congregação para o Clero

Jorge Bergolio, 76 anos (argentino) – Arcebispo de Buenos Aires, capital da Argentina

Óscar Rodrígues Maradiaga, 70 anos (hondurenho) – Arcebispo de Tegucigalpa, capital de Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, que reúne organizações humanitárias ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana

Cláudio Hummes, 78 anos (brasileiro) – Ex-arcebispo de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero

Marc Ouellet, 67 anos (canadense) – Ex-arcebispo de Quebec, no Canadá, e prefeito da Congregação para os Bispos.

Charles Chaput, 68 anos (norte-americano) – Arcebispo da Filadélfia, nos Estados Unidos

Arcebispo Timothy Dolan, 63 anos (norte-americano) – Cardeal-arcebispo de Nova York, nos Estados Unidos

Luis Antonio Tagle, 57 anos (filipino) – Arcebispo de Manila, nas Filipinas, e faz parte do Colégio de Cardeais.


Fonte: Agência Brasil
Divulgação: http://www.internautasdecristo.com.br

OPINIÃO/CURIOSIDADE:

O brasileiro citado, Dom Cláudio é meu conhecido. Explico: Quando criança, convivi com Dom Cláudio Hummes em Santo André-SP. Ele foi bispo diocesano na cidade em substituição a Dom Jorge Marcos de Oliveira.

Como fui criado dentro da igreja Católica, por ter sido adotado por uma irmã de caridade (Importante lembrar que evangélicos existiam, porém, em número extremamente reduzido na época). Estive várias vezes presente no "Palácio" na praça do Carmo no centro de Santo André, onde inclusive está sepultado o bispo que faz parte da minha história e infância, o Dom Jorge.

Dom Cláudio é um homem bem esclarecido, inteligente, porém, não creio que o cargo de papa seja exatamente uma bênção para ninguém, é o que mostra a história dos papas.

e você o que acha?
comente, deixe sua opinião e tire suas dúvidas conosco

Fonte: Agência Brasil
Divulgação: http://www.internautasdecristo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros - Divulgadores - Blogs Femininos

Os melhores links FEMININOS Colmeia: O melhor dos blogs Tedioso: Os melhores links Linkerama: Os melhores blogs da Internet estão aqui! Seus links em um só lugar! Fake - O agregador de links mais Original da Net EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Clic+ Os Melhores Links da Internet para Você LinkLog Linka Blog Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Permissões

Você está autorizado a reproduzir e divulgar este material em qualquer formato, desde que informe o autor e a fonte, inclusive o nosso blog, sem alterar o conteúdo da matéria original e não utilizar para fins comerciais.

Importante

As opiniões e noticiais aqui divulgadas não refletem necessariamente nossa opinião. Por essa razão, as matérias polêmicas acompanham nossa opinião ao final da matéria. Nós divulgamos as notícias de forma imparcial, com o objetivo de que o leitor tire suas conclusões, porém, deixamos clara nossa posição pelo Genuíno Evangelho de Cristo.

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Seguir

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Recomendamos